7 Passos para o Reavivamento da Igreja


A chave para o verdadeiro significado da palavra “reavivamento” é encontrada no Salmo 85: 6 , onde Davi ora: “Não nos ressuscitará de novo para que o teu povo se regozije em ti?”

A palavra “reavivamento” significa “tornar fresco e forte novamente; para trazer de volta a uma boa condição. ”Reavivamento é o trabalho do Espírito Santo nos corações do próprio povo de Deus, através do qual eles se voltam para uma caminhada mais próxima com Deus e uns com os outros.

É a natureza de todas as coisas criadas se desgastarem e se desgastarem. É a natureza do fogo a sair; de ovelhas para passear; de amor para esfriar; da igreja a deriva; e das pessoas, esquecer. Portanto, de tempos em tempos, todos nós precisamos ser revividos e restaurados à devoção primitiva que tivemos por Jesus.

A maioria das igrejas hoje tem um número de membros não comprometidos que apenas prestam homenagem ao Senhor. Eles freqüentam os cultos da igreja - se for conveniente; Se o tempo estiver bom; se a companhia não vier; e se não houver serviços especiais na televisão. Eles são aleatórios sobre a leitura da Bíblia, a oração e o culto familiar em seus lares. Eles muitas vezes não se separaram das atividades questionáveis ​​do mundo. A maioria de nós deseja que nossas igrejas locais não tenham esse tipo de membros - mas a maioria dos leitores está familiarizada com essa indiferença por parte dos membros da igreja.

Eu me misturei com cristãos em muitas partes do mundo. Falei com alguns que foram torturados e aprisionados por sua fé, e cujos entes queridos desapareceram simplesmente porque estavam comprometidos com a fé em Jesus Cristo. Há algo sobre dificuldades e perseguições que traz o melhor das pessoas! Cristãos na América tendem a ser preguiçosos, descuidados e complacentes. JI Packer diz que o cristianismo na América se estende do Maine à Califórnia; tem 3.000 milhas de largura, mas muitas vezes parece ter apenas uma profundidade de meia polegada.

Todos nós precisamos experimentar momentos de despertar especial e de novo compromisso com Cristo. A última palavra de Cristo para a igreja não é a Grande Comissão em Mateus 28 ; é, em vez disso, a mensagem encontrada em Apocalipse 2 e 3 , onde a igreja é chamada a se arrepender. O que pode ser feito para despertar o fogo do avivamento na igreja? Para um reavivamento genuíno, deve haver uma grande ênfase em várias áreas. Queremos ver algumas dessas áreas.

1. Devemos abraçar a autoridade bíblica
Nós nunca iremos construir uma igreja forte a menos que seja centrada na Bíblia. Somente quando respeitamos e procuramos obedecer a Palavra escrita de Deus, a igreja será revivida. Precisamos renunciar repetidamente às nossas próprias opiniões humanas e aceitar com alegria as instruções de Deus dadas na Bíblia.

Jesus aceitou a Bíblia como autoritária. Ele falou de:

a criação de Adão e Eva ( Mateus 19: 4 )
o Dilúvio no tempo de Noé ( Lucas 17:27 )
os milagres realizados por Elias ( Lucas 4:25 )
o peixe grande que engoliu Jonas ( Mateus 12:40 )
a vida de Davi ( Marcos 2:25 )
a glória de Salomão ( Mateus 6:29 )
a destruição de Sodoma e Gomorra ( Lucas 17: 28-30 )
Em todo este registro das palavras de Jesus, não há nem mesmo a mais leve insinuação a qualquer momento de que as Escrituras possam ser imprecisas em qualquer momento! Jesus nunca contradisse nada no Antigo Testamento. Algumas vezes Ele expandiu as verdades do Antigo Testamento, mas nunca contradisse a mensagem do Antigo Testamento. Quanto ao Novo Testamento, Ele declarou expressamente que o Espírito Santo guiaria os apóstolos, e trazia à mente deles tudo o que Ele lhes dissera ( João 14:26 ). Para Jesus Cristo, as Escrituras eram a infalível Palavra de Deus; Nenhuma palavra pode ser quebrada. Quando descobrimos o que Jesus pensava sobre as Escrituras, é isso que devemos pensar sobre elas.

Se acreditarmos que partes da Bíblia contradizem outras partes; se nos perguntamos se o Mar Vermelho realmente se separou durante o Êxodo do Egito; se duvidarmos que Jonas pudesse ter sido engolido por um peixe grande - então dificilmente podemos deixar de nos perguntar se Jesus é ou não realmente o Filho de Deus.

Se a Bíblia está errada sobre Jonas - pode estar errado sobre Jesus! Nunca pode haver um reavivamento genuíno entre o povo de Deus, desde que a Bíblia não seja aceita como a Palavra autoritativa de Deus.

2. Devemos redescobrir a depravação humana
Todos nós somos seres humanos e, como tal, estamos danificados, com cicatrizes e desequilibrados - numa extensão muito maior do que frequentemente percebemos.

No início da história da família humana, houve uma grande queda. Está descrito em Gênesis 3 . Os efeitos dessa transgressão foram transmitidos de geração em geração. Cada pessoa desde o nascimento herda a natureza pecaminosa de Adão. Como resultado, há tendências em cada um de nós para se rebelar e seguir o caminho errado.

As tensões nas famílias, o conflito entre as raças e os mal-entendidos entre as nações são o resultado de uma natureza corrompida nos seres humanos. Nós não temos que ensinar uma criança a ser egoísta. Na verdade, grande parte do nosso tempo e esforço, quando pais preocupados, tentam superar essa tendência dos primeiros anos da criança.

Mas quando uma pessoa crê na mensagem do evangelho - seus pecados são perdoados; ele deu uma nova natureza; Ele parte em uma jornada espiritual com o Espírito Santo em seu coração.

Às vezes, após a conversão, testificamos sobre o fato de que, uma vez que éramos cegos, mas agora, através de Cristo, fomos trazidos à vida. Fomos transformados e recebemos uma nova natureza - e nossa vida deve ser diferente! A velha natureza foi crucificada (levada à morte), mas lembre-se que a morte fala de uma separação , não de extinção .

Quando uma pessoa morre, ela não sai da existência; ele não está extinto. E assim, quando a velha natureza é crucificada, não entra em extinção. A velha natureza ainda existe e, ocasionalmente, ergue sua cabeça feia (mesmo no melhor dos santos de Deus). Portanto, a saúde espiritual sobre a qual testificamos é apenas parcial e relativa.

Todos nós (por causa da nossa santificação parcial) estamos propensos a ilusões prejudiciais:

Existe a ilusão da dúvida e da descrença. Se as coisas correrem bem, tudo bem, mas se algo terrível acontecer, estaremos inclinados a duvidar e concluir que talvez Deus tenha se esquecido de nós.
Existe a ilusão que interrompe bons relacionamentos. Às vezes, entendemos mal os motivos e o propósito um do outro, e achamos fácil culpar os outros por gerar hostilidade - quando, durante todo o tempo, ficamos cegos para com a nossa parte em provocar problemas.
Há ilusões sobre a natureza da vida cristã. Às vezes, ficamos com a impressão de que servir ao Senhor é fácil e excitante - e as tentações de ficar com raiva, ser invejosos e cobiçar pessoas do sexo oposto - que essas coisas não incomodam os cristãos genuínos.
Se estamos inclinados a pensar que somos fortes - então precisamos ter atenção especial, para não cairmos. Ainda descobrimos que a vida cristã é uma guerra que não termina até que estejamos seguros nos braços de Jesus. Se queremos experimentar o reavivamento, devemos descer de nosso alto cavalo de orgulho e nos humilhar, reconhecendo que somos apenas pecadores redimidos salvos pela graça de um Deus misericordioso.

3. Devemos resolver conflitos internos
Se queremos que Deus envie os chuveiros da bênção do reavivamento, então devemos resolver nos tornar uma comunidade unida. Demasiadas vezes pequenas diferenças entre nós sufocam a obra de Deus nas nossas igrejas.

Uma fonte de conflito interno na igreja está relacionada aos chamados “assuntos neutros”. Nos primeiros anos, os conflitos se concentraram na questão de observar dias especiais e comer certos alimentos. Há muitas questões que se encaixam na categoria de assuntos neutros hoje.

Alguns cristãos genuínos têm plena fé na crucificação e ressurreição de Cristo, mas acham que Jesus morreu na quinta-feira em vez de sexta-feira - e eles fazem muito barulho sobre isso. Outros esperam ansiosamente pelo retorno de nosso Senhor Jesus. Eles acreditam sinceramente em Sua Segunda Vinda, mas não vêem o mapa dos eventos do fim dos tempos na mesma ordem que muitos professores da Bíblia fazem. Os pais devem enviar seus filhos para uma escola pública, ou para uma escola cristã, ou é melhor para os pais estudarem em casa? (Você pode fazer com que a temperatura suba sobre esse assunto em alguns lugares hoje). Ou, como os pais devem disciplinar seus filhos? Há muitas opiniões diferentes sobre o que fazer quando as crianças desobedecem.

Em Romanos 14 , Paulo diz que devemos “receber” aquele irmão (com todos os seus escrúpulos); conte-o como um irmão; Não discuta com ele só porque ele tem alguns pontos de vista que diferem dos seus. Aceite-o sem tentar resolver todas as pequenas diferenças. Mas Romanos 14: 3 diz que aqueles que têm muitos escrúpulos sobre questões discutíveis (isto é, os irmãos “fracos” na igreja) não devem “julgar” (duramente condenar) aqueles que não compartilham suas convicções.

Deus quer que nos relacionemos uns com os outros. Ele insta os cristãos a estarem em paz uns com os outros. 2 Coríntios 13:11 diz: “Finalmente, irmãos. . . sê de uma mente, vive em paz ”, e Jesus diz que devemos ser pacificadores ( Mateus 5: 9 ). Se quisermos experimentar reavivamento na igreja, deve haver um calor de amor entre os irmãos na congregação.

4. Devemos praticar o comportamento ético
Pesquisas feitas por um dos grupos de pesquisa do nosso país concluíram que “não há diferença significativa no comportamento ético, entre a igreja e os cidadãos sem igreja da América”. Quando se trata de coisas como honestidade, integridade, diligência e retidão moral, a igreja e o mundo tem aproximadamente os mesmos valores.

Quase metade de todas as pessoas mais jovens nos Estados Unidos não vêem nada de errado com:

chamando doente quando você não está realmente doente
gastando tempo secretamente olhando fotos pornográficas
indo em uma farra gastos de cartão de crédito
ocasionalmente dizendo uma mentira para os membros da família
roubar de um empregador (em algumas circunstâncias)
Compare a frouxidão, o descuido e a desonestidade que acabei de descrever com o comportamento ético de muitas pessoas cem anos atrás. A carta seguinte foi escrita ao Presidente dos Estados Unidos em setembro de 1895. Ela veio de um jovem, dirigida ao Presidente Cleveland. Esta é talvez a carta mais singular em toda a coleção da Casa Branca:

Para sua majestade, Presidente Cleveland: Caro Presidente: Estou com um estado de espírito terrível e pensei em escrever e contar a todos vocês. Cerca de dois anos atrás, eu usei dois selos postais que haviam sido usados ​​antes - e os coloquei em letras. Talvez eu tenha usado mais de dois selos, mas só me lembro de fazer isso duas vezes. Eu não percebi o que eu tinha feito até recentemente. Minha mente recentemente tem estado em constante agitação sobre esse assunto, e penso nisso dia e noite. Agora, querido Sr. Presidente, por favor me perdoe, e prometo que nunca mais farei isso. Fechado, por favor, encontre o custo de três selos e, por favor, me perdoe - pois eu tinha cerca de 13 anos de idade. Sinto muito pelo que fiz. De um dos seus assuntos.

Que todos os crentes em nossas congregações locais tenham o mesmo desejo sincero de serem cuidadosamente honestos em tudo o que fazem. Esse tipo de honestidade será uma marca do genuíno reavivamento.

5. Devemos minimizar os esportes e a televisão
A mania esportiva que nos cerca hoje é muito próxima da idolatria. A revista Time descreve os jogos do Super Bowl a cada inverno como “um feriado religioso”. As pessoas adoram um ídolo de 250 libras usando chuteiras e vestindo um uniforme de futebol. Um único anúncio de 30 segundos no jogo do Super Bowl de 2006 custou US $ 2,5 milhões.

Muitos pastores desejam que os membros de sua igreja pudessem reunir tanto entusiasmo pelo estudo da Bíblia e adoração em família quanto visitar os doentes - como fazem nos jogos de bola.

O interesse pelo esporte não é totalmente errado - mas é prejudicial se se tornar tão exigente que não há uma quantidade maior de tempo para a devoção às coisas de Deus. Eu tive encontros por serviços de pregação alterados porque a escola secundária local tinha um jogo de futebol naquela noite - e o pastor disse: “Podemos também mudar a data; quase ninguém sairá naquela noite!

Nossa sociedade paga um prêmio de US $ 10 milhões (por uma noite) - para vê-lo bater os punhos no rosto e corpo de outro homem. Alguns jogadores de baseball recebem US $ 25 milhões por ano (dez vezes mais do que o presidente dos Estados Unidos faz em um ano). Algum crente realmente acha que é certo dar apoio financeiro e moral a um sistema que paga somas exorbitantes de dinheiro aos seus artistas?

E quanto à televisão - quase todos os minutos da programação (comerciais, entretenimento e até mesmo as notícias) é um tremendo terreno baldio, que realmente incrimina a inteligência humana. Os anunciantes sabem que a televisão tem uma grande influência nos hábitos do público, ou nunca pagariam US $ 2 milhões por meio minuto de publicidade (US $ 66 mil por segundo).

As pessoas que assistem a uma dieta regular de televisão têm uma visão grosseiramente distorcida do mundo real. Na programação da TV, as mulheres são os satélites fracos de homens poderosos; médicos, atletas e advogados são glamourizados; agricultores, pregadores e trabalhadores de fábricas são considerados excêntricos. Um escritor de uma revista de notícias descreve os talk shows de TV como “cheios de lixo” e “cheios de lixo desagradável”. A ênfase está no consumo e na ganância e no entretenimento superficial .

As pessoas que são fisgadas na televisão passam menos tempo lendo a Bíblia e orando. Eles acham mais fácil ficar em casa depois dos cultos da noite. Eles descobrem que é cada vez mais difícil censurar o que eles assistem. Violência e imodéstia se tornam menos chocantes do que pareciam no começo. A igreja nunca experimentará um reavivamento genuíno, desde que a lealdade de seus membros seja focada no esporte e na televisão.

6. Devemos experimentar o arrependimento pelo pecado
Para ter um grande reavivamento, deve haver arrependimento sincero pelo pecado. Segundo Crônicas 7:14 conclui dizendo: “Se o meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar e orar,. . . e, voltando-te dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu. . . e curará sua terra.

Deus nunca enviará reavivamento enquanto tolerarmos o pecado aberto em nosso meio. Nada menos que um coração partido sobre o pecado (com total confissão e arrependimento) - levará ao reavivamento na igreja.

Várias décadas atrás, havia um irmão mais novo que trabalhava para uma empresa de construção de barcos. Seu chefe era um incrédulo que zombava do cristianismo e ria do povo de Deus. O jovem, em seu tempo livre, começou a construir um barco para si mesmo - em casa, no porão. Ele queria usar unhas de cobre (em vez de unhas de ferro) porque as unhas de cobre não enferrujam. Mas ele sentiu que não podia se dar ao luxo de comprá-los. E assim, todo dia ele colocava algumas unhas de cobre (pertencentes à empresa) em sua lancheira - e as levava para casa com ele.

Mas um dia do Senhor, ele ouviu seu pregador falando sobre a questão de se arrepender e fazer restituição, e restaurar as coisas que foram erroneamente tomadas. O jovem foi condenado por seu pecado e depois de confessar seu pecado a Deus, foi até seu chefe, contou-lhe o que havia feito e fez a restituição pagando pelos cravos que havia tirado.

Você consegue adivinhar o que o chefe disse? Ele disse: “Jim, sempre achei que você fosse um velho desonesto (um charlatão religioso), mas estou começando a pensar agora que, afinal de contas, há algo real em sua religião.”

Se queremos experimentar o reavivamento em nossas igrejas, devemos nos livrar dessas “unhas de cobre” em nossas consciências. Deus nunca enviará avivamento enquanto cobrirmos o pecado! Talvez o pecado seja amargura contra outras pessoas, talvez seja desonestidade no trabalho , talvez seja brincar com a esposa de outro homem, ou talvez passar tempo na Internet (o que é muito mais perigoso do que o tempo com a televisão). Seja o que for - a resposta é se arrepender, confessar e desviar-se de nossos maus caminhos.

Todos nós gostaríamos de ver uma nova brisa de avivamento fluindo através de nossas igrejas - mas o reavivamento deve começar com cada um de nós como indivíduos. Talvez você seja um membro de uma igreja local. Você foi batizado e recebido na comunhão da igreja, mas você está apenas representando. Seu coração não está nele. Você nem sequer tentou andar perto do Senhor. Este é um bom momento para começar de novo. Desenhe um círculo de giz; entrar no círculo; e peça a Deus para começar um reavivamento dentro do círculo!

Tenha em mente também que você não pode ser revivido se você nunca recebeu a Cristo em primeiro lugar. Se você nunca entregou sua vida a Jesus e com fé simples prometeu viver para Ele - então, o convite é simplesmente este: venha a Jesus e encontre perdão e descanso para sua alma. Você nunca se arrependerá de sair do lado do Senhor.









Imagens da internet. Todos os direitos reservados aos seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário